skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Uma das maiores causas de cancro e morte


Nos últimos anos, um número crescente de investigações científicas tem provado que as pessoas que fumam cigarros possuem um estado de saúde mais precário e morrem mais cedo que as que não fumam. Por exemplo, uma pessoa que fume 2 ou mais maços de cigarros por dia tem uma possibilidade 20 vezes maior de contrair um tumor maligno dos pulmões que as pessoas que não fumam. No que toca à matemática do problema, desta consequência negativa que é o tumor maligno dos pulmões, é triste mas inevitável não salientar a relação directa existente entre o número de cigarros fumados e o risco de contrair esta forma de neoplasia em que o fumador perde claramente. O efisema, a bronquite, as doenças cardíacas, a arteriosclerose e um grande número de outras doenças ocorrem com mais frequência entre os fumadores de cigarros.

O cigarro tem efeitos especialmente nocivos durante a gravidez. Quer a grávida fume ou não ela sujeita o põe claramente a saúde do filho em perigo, pois o tabaco pode atrasar o crescimento do feto, limitar o seu peso ao nascer ou originar um parto prematuro.

Um dos problemas actualmente debatidas nos meios sanitários diz respeito às intoxicações dos que não fumam, que são obrigados a inalar os fumos nocivos expelidos pelos que fumam. Uma pessoa que fuma não deve levar outras pessoas a adoptarem os seus vícios por isso é preciso que o fumador tenha respeito pelo próximo.

Só para teres uma ideia do quão nocivo é um cigarro aparentemente inofensivo à primeira vista fique sabendo que o fumo do tabaco contém uma enorme variedade de elementos cancerígenos e perniciosos, entre os quais se encontram a nicotina, o monóxido de carbono, a amónia e diversas substâncias nocivas chamadas alcatrões. Muitas dessas substâncias estão também presentes no tabaco de mascar e rapé.

Fonte: (crédito a terceiros)

0 coisa(s) escrita(s) depois:

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs