skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Internet – Milhões de jovens “apanhados” na "web"


A Internet, um maravilhoso instrumento de comunicação, um económico meio de evasão e diversão, enfim uma janela para o mundo. Ela trouxe, literalmente, o mundo para dentro de nossas casas. Para quem deseja comunicar, saber o que se passa no mundo, no momento, viajar e conhecer povos e culturas diferentes sem sair de casa, pode ter tudo isso, apenas, à distância de um “click”. Mas por detrás de um “click” podem esconder-se mais do que lugares bonitos, povos felizes e vídeos animadores; uma vasta lista de perigos também vem incluído no pacote e por vezes o preço pode ser mortal.

Aquilo que foi criado para constituir um dos maiores elos de ligação do mundo tem se tornado num verdadeiro meio de aculturação criminal.
Resultados de pesquisas revelam dados que, talvez, pudessem ser emperrados mas não tamanha escala. Segundo o resultado dos estudos realizados pelo Centro de Estudo do Ciberespaço Britânico, um em cada cinco adolescentes entre os nove e os dezasseis anos, frequenta regularmente salas de conversação e mais de metade deles já falaram sobre sexo e um em quatro já recebeu convites para conhecer outras pessoas pessoalmente.

Muitos pais desconhecem que a falta de suas supervisões enquanto os seus filhos navegam na “net” pode constituir a base de uma tragédia.
Tudo começa com uma conversação amigável sem se saber quem está do outro lado da linha, que pode ser um pedófilo, um sequestrador, um ladrão, etc. Um pouco de diálogo manipulador e uma fotografia bonita são as principais iscas para levar a “presa” a se aventurar pela “teia” sem dar conta que uma são precisos alguns passos para que o predador ataque.

Na net, quem passou pela traumatizante experiência de ser iludida por uma conversa inocente conta que “ Você acha que já conhece a pessoa e que, portanto não há perigo” mas “Quando se apercebe da armadilha já o “predador” já está em cima”. Mas felizmente nem todos os casos acabam em algo pior. E as histórias não ficam por aqui, outras são mais directas. Olhe esta de um rapaz que recebia ameaças “de brincadeira”: “Não sabe como descobriram o seu e-mail, e começaram a ameaçá-lo... Ameaças essas de “ataque” que levaram-no a entrar em pânico. Felizmente tomou a decisão sensata de contar aos pais e às autoridades. Pouco tempo depois o caso estava resolvido: alguém andava a fazer trote, ou melhor, andava na “brincadeira”. Sei que este caso pode parecer um tanto que cómico mas previno-o de que “brincadeiras” como esta já levou a que muitos entrassem em pânico e deixassem de sair na rua. Outras vezes não são trotes, são “diversões” vingativas ou puro vandalismo.

Já imaginou o medo que uma pessoa sente em situações destas; parece até o filme “medo.com”; pois, mas isto não é um filme é pura realidade e esta realidade supera a ficção.
A alerta sobre os perigos da “net” já foi lançada, os concelhos não param de chegar: “Navegar na Internet sem vigilância é um grande perigo”, e os casos em que o contacto é estabelecido com frequência, terminam em tragédia.

Um inocente “click” e um pequeno descuido podem ser os ingredientes para fazer parte da “rede” que já levou milhões de jovens em todo o mundo.

Fonte: (crédito a terceiros)

1 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Catarina 13.6.11

    A Internet é uma faca de dois gumes, assim como quase tudo que o ser humano inventa. Mas cabe a cada um saber dar-lhe o uso de forma adequada tal que ninguém seja prejudicado no processo. E essa responsabilidade começa com os pais em casa.

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs