skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A escolha da profissão e a vocação profissional


Normalmente quase todos os pais têm idealizado uma carreira, de preferência brilhante e que dê bom dinheiro, para os filhos. Por vezes alguns desses pais acabam mesmo por impor a sua vontade “ para assegurar o futuro” dos seus filhos. Grande engano.


É completamente normal uma mãe desejar um filho engenheiro ou uma filha jornalista, ou qualquer profissão em que eles se destaquem. Mas o que não é normal é ela querer impor seu desejo aos filhos. Uma vez que se constata que os filhos não têm vocação para a careira idealizada, é dever de todos os pais investigar e estudar os filhos para verem qual a profissão que mais lhes convêm e de que eles mais gostam. Os filhos, principalmente aqueles que estão a entrar num nível de ensino onde a escolha da área é decisiva na escolha da profissão, então têm mais é que procurar ajuda de qual a profissão que deve escolher; não estou a dizer para escolher a melhor profissão, mas sim procurar avaliar as suas características e a qual profissão se adaptaria mais, porque normalmente as pessoas fazem coisas que mostram claramente sua vocação então o melhor é procurar fazer uma autobiografia. Era bom se todos os liceus tivessem à disposição testes vocacionais porque isso evitaria uma futura desilusão profissional.


Profissão: estudante
Empregadores: pais.
Por terem sido forçados a seguir uma careira errada, várias pessoas vivem hoje frustradas e insatisfeitas. Felizmente hoje já se fazem testes vocacionais nas escolas. Se reparares quantos maus engenheiros, médicos, artistas, etc. há por terem seguido o caminho errado hás de compreender. A verdade é que se esses pais fossem mesmo amigos dos seus filhos deviam querer a sua felicidade e não ouvi-los acusarem-nos de serem os responsáveis pelos fracassos na vida profissional.


Talvez tu agora estejas num período em que deves optar por um caminho do qual depende o teu futuro, mas ainda estejas na incerteza de qual profissão escolher. Naturalmente tu podes ter pedido conselhos aos teus pais de qual a profissão escolher e seja qual for a sua opinião lembre-se de que o maior premio para os teus pais não é tu seguires a carreira que eles idealizaram para ti, mas sim um bom êxito na tua carreira.
Comece bem cedo a reparar nas tuas capacidades para cedo descobrir qual a tua vocação, acredite que mais tarde estarás mais aliviado.


“As vocações ou capacidades artísticas ou intelectuais de cada ser humano nascem com ele e ninguém deve ocultá-lo ou modificá-lo”.


Crédito a terceiros.

3 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Joana Carvalho 9.5.11

    Em primeiro lugar parabéns pelo post.
    De facto os pais deviam ajudar os filhos a escolher de acordo com as suas vocações, e as escolas deviam proporcionar meios que permitam os alunos descobrirem ou confirmarem suas vocações.

  2. Madalena 9.5.11

    Melhor estar numa profissão que não dá dinheiro do que numa que te deixa frustrado.
    Ótima matéria.

  3. Uma má escolha é mesmo uma frustração para o resto da vida se não se puder mudar. Tem muita gente que tira um determinado curso mas depois seguem outra carreira. Por exemplo muitos actores tem mestrados ou até mesmo doutoramento mas não nas artes, mas decidiram ir para a área de showbiz.

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs