skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Parque Natural de Serra Malagueta


“As atitudes que devemos ter em respeito ao ambiente são importantes para a nossa vida hoje, e ainda relevantes para a vida dos nossos filhos, netos e gerações vindouras.” Baseando-se neste lema o governo de Cabo Verde, co-financiado pelo Fundo Mundial do Ambiente e pelas Nações Unidas, criou e realizou o projecto Parque Natural Serra Malagueta com o objectivo de preservar e conservar as espécies endémicas da região e do pais.


O Parque Natural situa-se na montanhosa localidade de Serra Malagueta abrangendo parte de três concelhos: Santa Catarina, Tarrafal e São Miguel, sendo este ultimo de maior abrangência.
A definição do limite das áreas protegidas é feita segundo a biodiversidade, a estrutura geológica das áreas e as populações urbanas.

Parque Natural de Serra Malagueta.
Para que tal iniciativa tenha sucesso a Equipa da Área Protegida de Serra Malagueta tem também como tarefa a sensibilização e formação das comunidades locais para a necessidade e as vantagens da preservação dessas áreas. Por exemplo uma das iniciativas que a equipa teve foi a de dar formação a algumas pessoas dessas populações locais de como usar a reciclagem na fabricação de utensílios 100% ecológicos e ainda ganhar com o seu comércio. Então, como pode constatar o projecto visou também beneficiar as comunidades, sobretudo com o desenvolvimento de eco turismo.


Um dos projectos louváveis desenvolvido pela equipa é o do aproveitamento da chuva oculta. Usando redes, situadas em determinados lugares onde o nevoeiro é mais intenso, obtendo-se agua que é destinada às populações. Tanto o ambiente como as populações são beneficiadas.


O projecto está a ser desenvolvido em todo o arquipélago com os mesmos objectivos.

2 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Anónimo 5.4.08

    Ola! Me Wangbu. Soy de las Filipinas. Usted tiene un hermoso blog. Estoy tan feliz de visitar.

  2. Sabrina 13.6.11

    Gostei muito da iniciativa. Isso revela muito o empenho do ser humano em usar os recursos naturais, promover a sustentabilidade sem necessariamente destruir a natureza.

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs