skip to main | skip to sidebar

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Igualdade: Uma ilusão



Nem sei há quanto tempo a humanidade vem perseguindo o ideal da igualdade sem dar conta de uma coisa muito simples: não pode haver igualdade. Não, pelo menos enquanto a humanidade não transcender a condição humana. Em primeiro lugar para haver igualdade a competiçaõ deve ser extinguida, afinal ninguem estuda para depois ir trabalhar como sorveteiro; não que eu esteja menospresando esse trabalho mas sabemos que quem estuda, em geral, recebe melhor. Sempre que existe um melhor existem os piores.


Em segundo lugar, diriamente ouvimos grandes personalidades falarem acerca de ajudar os mais pobres, respeitar os direitos humanos, mas aparentemente elas continuam ricas e de boa vida. Porquê? Porque não há partilha. A ilusão, ou ignorância humana nã deixa ver que o mundo não rege segundo o Princípio de Le Châtelier, mas sim segundo a Troca Equivalente, onde o equivalente que enriquece os ricos equivale ou equivalente que empobrece os pobres.

Consegues ver?

Em terceiro lugar mas, não menos importante, na verdade talvez a mais importante, todo o ser que tende para o equilibrio morre. É por isso que quando as moléculas no ser vivo atingem o equilibrio o ser vivo morre. Se não houver mortes para compensar as vidas que nascem, a fome em algum lugar para compensar a abundância de comida em outro lugar, então a matemática da sobrevivência não terá um resulatdo que possa ser adaptado à realidade.


No entanto o facto de sermos incapazes de chegar à igualdade não significa que não possamos tornar a condição humana melhor; nomeadamente através de uma melhor e mais justa repartiçã dos recursos, o respeito pelos direitos humanos, o ser humano como um ser consciente de seus actos e suas consequências. Para melhor basta querer, poder e fazer.

1 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Iguadade existe, mas não são colocados em prática. Claro que nem todos serão ricos, mas esta na constituição os direitos básicos como educação, saúde, moradia, trabalho...

    No caso o povo deve exigir melhores políticas públicas não so para si, mas para toda coletividade.

    abraço fraterno

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs