skip to main | skip to sidebar

sábado, 9 de abril de 2011

Ética - esse monstro dentro de ti

Uma senhora de 80 anos e um rapaz de 10 anos chegaram ao hospital e devem ser operados de imediato. No entanto só existe um médico de plantão. Qual vida vale a pena salvar? Sim, eu disse "vale a pena". Pode deixar tua "diplomacidade" (hipocrisia) de lado e pensar um pouco nas implicações reais deste dilema.

A principio (quase) todo mundo acha que todas as vidas são importantes - e são, e que têm todas a mesma importância - não têm. Sim, vamos falar de ética.

Se só tiveres uma dessas criaturinhas ou nenhuma é porque tens problemas. 

O homem que vive para lá das nuvens disse: "Não matarás!" E os homens que vivem da nuvem para cá concordaram. Infelizmente quando se tem um semelhante a apontar uma arma à cabeça da pessoa que tu mais amas neste mundo a vida desse criminoso torna-se dispensável. Desculpa homem que vive para lá das nuvens, sei que o senhor compreenderá.

Somos egoístas. Somos hipócritas. Somos mentirosos. Cada um espera sua vez na fila para estrear no palco da vida e mostrar o que vale à sua comunidade; cada pessoa tem o seu tempo de actuação, que equivale ao seu tempo de vida. Infelizmente só pode apresentar um número e esse número decidirá a tua importância para a comunidade.

Irónico ouvir-te a falar sobre a protecção dos direitos dos animais. Os animais não têm direitos. Desculpa, Perry. Tu acabaste de protestar contra o maltrato dos animais e foste ao bar comer um hamburger com os amigos. Surpresa: hamburgers são feitos com carne de animais. Tu não sabias. Pois. Somos parasitas, defendemos o que o nos interessa. A sobrevivência é do mais forte, disse o Darwin e nós provamos isso. God bless us. E quem é esse "us"?

 A vida em si não nos interessa, o que nos interessa é a importância de cada vida. Não mate os golfinhos, pois eles são muito bonitos. Assim como os pandas, tão fofos. Em vez disso mate as galinhas, as zebras e os porcos. Não são tão bonitos. "Coitada, ela era tão bonita." Não evito pensar que se ela fosse menos bonita haveria menos pesar. Sim, até o teu semelhante tem sua importância definida.

Esses cães são provavelmente mais importantes que tu.
Sim, somos humanos. Não somos animais, porque os animais não pensam e não sentem. Somos racionais. Mas nós também lutamos pela perpetuação da nossa espécie. Não sei porquê, mas lutamos. De onde viemos, para onde vamos, porque existimos? Seria fácil se a resposta fosse 42. Mas não é. Portanto continuamos a nossa busca, e no processo os fracos são sacrificados.

Voltando ao dilema inicial, o que tu escolhes decide a pessoa que és aos olhos da sociedade, mas não decide o que tu realmente és.

6 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Isso trata-se apenas de em principio mínimo da igualdade e ñ de um principio da diferença.

  2. Acredita, quando eu lhe digo que nesta sociedade (quase) tudo se trata de diferença, e isso inclui a vida humana.

  3. Anónimo 2.5.11

    Por pior que possa ser ainda não possuímos o conceito de ética em todos os seus aspectos, visto que continuamos nossas buscas.. Mas, ao meu ver, temos caminhado exatamente para isso: "Que durante o processo os mais fracos não sejam sacrificados".
    Ótima matéria!
    Adriana Pignatta
    adrianaerenatolig.blogspot.com

  4. Joana Carvalho 9.5.11

    A ética é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que permite que se salve vidas ao se actuar em prol do ser humano, também impede que racionalmente se avalie o melhor procedimento em prol do ser humano.
    Bom artigo.

  5. Anónimo 30.5.11

    PMP
    Eu penso q a verdadeira ética como nos explicam, na realidade, nao existe, os poderosos é q dominam a terra... é tudo por conviniencia
    Por exemplo olhem para o caso do ex presidente do FMI (DSK), como tem milhions permite-se escapar da prisao e viver (presa) numa mansao... isso pq pode pagar, caso contrario viveria sem informaçao, num quartinho...

    Parabens F. Melo, com as tuas reflexoes deixas-me a pensar gosto disso

  6. Obrigado por partilharem as vossas opiniões.

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs