skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 8 de abril de 2011

500 milhas de universo ou a maior religião do mundo


Há pouco tempo vi o filme Planeta 51 e ri muito quando um dos personagens, habitante desse planeta, disse que o universo só tem 1000 estrelas e 500 milhas (804,67 km). Ridículo, não? Pois.

Depois disso pus-me a pensar: porquê que eu ri disso? Eu nunca saí deste planeta. O mais alto que eu estive foi à altura que estava o avião que me trouxe a Portugal, e nem pude ver aqui em baixo de lá de cima, e isto é o mais longe de casa que alguma vez estive. Portanto, não posso dizer se o mundo é redondo.

 Então, a partir desse momento comecei a pensar em como a nossa confiança na ciência a tinha tornado na maior religião do planeta.

                                                                 via: Boroncete

Tanto quanto sabemos as coisas são como são porque a ciência diz que assim o são. Não, tu não sabes. Talvez saibas umas duas coisas: o fogo queima, a chuva molha, batata fita é muito boa. Tirando isso tu sabes o que a ciência te fez saber: a Terra é redonda, somos feitos de moléculas, Deus não existe.

É até (muito) irónico, chamares o colega ali de ignorante porque ele não sabe que a 1/1000000000000000000000000000000 de segundos antes do Big Bang, o universo era do tamanho de uma ervilha. Sério. E embora consideremos muitos conhecimentos como factos científicos na verdade são só teorias - aqui é onde a ciência parece com uma religião.

Enfim, nós aceitamos tudo o que a ciência afirma como sendo um facto por causa da lógica e porque nos convem, pois o ponto forte da ciência é que ela é prática e imediata. Por isso que ela pode ser a maior conspiração do mundo. Sério.

Tenha em atenção que isto não é um ataque à ciência (até porquê sou um futuro cientista)  mas sim uma obvservação sobre a facilidade com que a sociedade aceita os feitos científicos e transforma-os em factos para depois apedrejar a ciência quando esta revela equívoco em alguns desses feitos.


Se achaste interessante este post, poderá querer ler este aqui.

2 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Maria Clara 21.5.11

    A ciência é a maior religião do mundo. Querendo ou não essa é a verdade. De facto nós sabemos apenas uma pequeníssima fracção daquilo que pensamos saber; o resto é tudo que a ciência nos faz crer que sabemos. Sim, nós fizemos da ciência a maior religião do mundo, e apressamo-nos a julgá-la quando ela erra, porque é isso o que nós gostamos de fazer.
    Muito bom artigo.

  2. Liliana 9.7.11

    Uma verdade óbvia. Embora a ciência rivalize com a religião, ela mesma, a ciência, é um culto.

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs