skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

O dia que a Terra parou

E a Terra parou de girar. Esta é com certeza a notícia que ninguem, nenhum ser vivo gostaria de receber.
Talvez com o Galileu ou o Copérnico ainda não se punha a hipótese, mas a partir da introdução das leis de Newton, em 1687, podia-se prever a possibilidade de um dia a Terra parar.

Hipóteses à parte, a verdade é que se um dia a Terra parasse as consequências seriam catastróficas. Para quem já viu o filme "O Núcleo - Missão ao centro da Terra", ou em inglês "The Core", tem mais ou menos uma idéia das conseqências.

Em primeiro lugar assim como um autocarro que freia de repente lançando os passageiros para a frente assim aconteceria com os edificios, isso resultaria de um abrandamento de velocidade de rotação da Terra de 30 km/s para 0 km/s, com a ajuda da gravidade uma vez que ela não mudaria.

A Terra ficaria com um lado virado para a luz do Sol e o outro virado para a sombra, daí que a parte virada para o Sol sofreria um aumento drástico de temperatura tornando-se bastante áridade e baixando a possibilidade de sobrevivência de qualquer ser vivo bastante remota. Em contrapartida do lado escuro da Terra a temperatura seria muito baixa criando as mesmas posibilidades de sobrevivência dos seres vivos para o lado da luz.

Apesar dessas mudanças drásticas ainda há possibilidade de vida, sobretudo para organismos que vivem no fundo do mar, próximos dos abismos que expelem calor das profundezas da Terra, uma vez que não dependem da luz para sobreviver.

0 coisa(s) escrita(s) depois:

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs