skip to main | skip to sidebar

sábado, 21 de maio de 2011

Guia: Como Criar Uma Religião para Totós


Criar uma religião pode parecer algo penoso e difícil, mas na verdade é bastante simples, ainda mais porque  já estamos programados para acreditarUma boa propaganda e uma boa gerência é tudo o que precisas para dominar o mundo.

Lembras-te daquela roupa grotesca que lançaram em promoção daquele filme horrível que lançaram dois anos atrás que agora sentes vergonha de usar, mas na época parecia a coisa mais fixe do mundo? Pois é, isso só prova que tu queres acreditar.  Repare que quando surge uma nova tendência da moda, tecnologia, produto de dieta, grupo idiota no facebook, corremos logo a aderir-nos a esses eventos, que na época pareciam espectaculares, mas que vistos  5, 10 ou 20 anos mais tarde parecem ridículos.

Disponível em igrejas,  parlamentos
e qualquer outra organização manipuladora do povo.


Trazendo a solução (com palavras confusas e muitas promessas)

Para venderes o teu produto não te baseies em acções simples e de fácil entendimento, em vez disso use palavras vagas, ofuscadas e atraentes. Se tiver de ser invente novas palavras que te façam parecer perito na matéria, e que tornem o teu culto numa novidade, mesmo que essas palavras não tenham significado nenhum. Seja entusiástico e caloroso nos teus discursos, isso contagiará as pessoas ainda mais deixando-as ver o que quiserem ver.

O poder da poder da psicologia.
                                                                                                                   via: Phil's Blog Of  Neglect

Nesta fase os dois aspectos mais importantes a serem tidos em conta são: a promessa de algo grandioso que vai mudar a vida das pessoas e a indefinição das tuas palavras.  As pessoas querem soluções simples e rápidas, então aproveita-te disso recorrendo a conceitos e métodos primitivos de crenças da humanidade.


A tarefa de manter os seguidores (e conseguir mais seguidores)

Depois de obteres os teus primeiros seguidores há que mantê-los teus seguidores, porque embora sejam teus seguidores eles ainda são humanos e por isso susceptíveis ao tédio e ao cepticismo. Esses dois factores são ameaças directas e imediatas ao teu culto. O tédio afasta as pessoas, o cepticismo faz as pessoas pensarem. Então eles devem ser eliminados.

O tédio pode ser prontamente eliminado ocupando os órgãos sensoriais das pessoas, isto é, basta dar um espectáculo e o tédio vai embora. O cepticismo normalmente surge de pessoas inteligentes, mas não se preocupe porque embora não pareça as pessoas inteligentes são as mais susceptíveis a acreditar em balelas. Basta que lhes apresentes uma lógica qualquer que torne o teu esquema em algo que faça sentido e pronto. A mistura da religião com a ciência cria um elemento explosivo milhões de vezes mais poderoso que cada uma dessas áreas em separado.

      Ilustrado: A combinação absoluta.

                                                                                                                                                                       via: Ciência vs Religião

Com esses problemas resolvidos serão os teus próprios seguidores a trazerem novos fiéis.


Hora de organizar as coisas (fazendo parecer uma religião de verdade)

Agora que já tens muitos seguidores começa a ficar mais difícil manter a ordem na casa. Para aliviar essa tarefa o que tens de fazer é dar graus hierárquicos aos teus seguidores. Isso permitirá que eles fiquem de olho em si mesmos. Para além disso há que dar tarefas; exija-lhes rituais. Fazer uma lista de coisas (regras) que vão contra o ser supremo e que pode custar-lhes a vida.

Vale qualquer ritual.

                                                                                                                                      via: Bizarrices LOL

Tu para eles, os teus seguidores, és um profeta, portanto não os desiludas. Portanto mantenha-os cativos e esperançosos através de estórias de mudança que te aconteceram promovidas pelo teu ser supremo. Fale de anjos, fadas e outras criaturas de um mundo maravilhoso, mas não basta falar, há que fazer parecer que existem mesmo.


Os maus da fita (o ódio que nos mantém unidos)

O que mais nos mantém unidos não é o gostarmos das mesmas coisas, mas sim o odiarmos as mesmas coisas, porque isso é a única coisa que nos leva a trabalhar em conjunto por vontade própria… na maior parte das vezes. Este princípio não funciona apenas para casais que não têm quase nada em comum, funciona também para um bando de gente perseguindo um objectivo comum, e é isso que as religiões têm posto em prática mantendo os seus seguidores sempre unidos e fiéis.



Fico emocionado quando vejo-os trabalharem juntos
                    por um mal bem comum.
                                                                                                                             via: The Baptist Link

Não tens um inimigo? Não faz mal; invente. Não te preocupes que o inimigo seja apenas imaginário, porque as pessoas preferem acreditar que a mudança é resultado de algo místico do que resultado de muito esforço. Enquanto isso o teu cofre vai se enchendo.

Última coisa: se os seguidores perceberem que o teu "deus" é aquele ursinho ao qual dormias agarrado quando eras pequeno, e que também és um charlatão, sentirás a paixão desses seguidores não sob a forma de beijos e adoração, mas sim sob a forma de pesadas, pauladas e outras formas de libertar a frustração provocada por uma sexualidade reprimida, agora libertada e enganada. Por isso é melhor teres as malas preparadas.

[Parcialmente baseado]

4 coisa(s) escrita(s) depois:

  1. Micaela 21.5.11

    Este artigo podia chamar-se Como ser um charlatão em 4 passos.
    Muito boa a ironia.

  2. Acho que todas as religiões agem dessa forma, baseando-se nesses 4 princípios.
    Fiquei espantado por saber que pessoas mais inteligentes são as mais fáceis de se enganar, mas acho que faz sentido uma vez que eles geralmente não gostam de pedir ajuda, o que leva a que tomem as decisões baseando-se apenas naquilo que sabem e acreditam.

  3. Anónimo 30.5.11

    PMP

    é uma ironia, mas é real... apesar de eu acreditar em DEUS, sei q existe mtos pastores e padres q aprendem isso...

    em relaçao a crença, meu caro, nao concordo q as pessoas mais inteliggentes sejam as mais facéis de enganar.... pode ser q as que acham q sao inteligengtes, é diferentes..
    Além disso eu penso q as pessoas inteligentes nao tem vergonha nem medo de perguntar qd tem duvida, mas claro q primeiro tentar chegar a causa ou a soluçao por si so...

  4. Talvez o caso não se aplique a todas as pessoas inteligentes (e normalmente não), e talvez devesse chamá-las de espertas e não inteligentes, mas a questão é que geralmente essas pessoas são orgulhosas e isoladas, costumam querer resolver seus problemas sem pedir ajuda. Pedem ajuda, algumas, quando já não têm saída. E quando falo de ajuda refiro-me a concelhos durante algo em relação a qual querem tomar uma decisão.
    Obrigado por partilhar a sua opinião.

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs