skip to main | skip to sidebar

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Liceu Domingos Ramos - o reverso da moeda


Com a nova pintura, portão e outras coisinhas mais que recebeu o liceu ficou mais novo e mais bonito, pelo menos na fachada. Para quem passa pelo liceu e lança um olhar distraído sobre este só se apercebe de uma aparência bonita que na verdade mantêm oculto o lado contraditório da história. Mas para aqueles que frequentam diariamente o liceu e que tem o privilégio de atravessar a porta que une os dois lados sabe que a verdade é bem “degradante”.
Todos os dias os alunos deste liceu tem a oportunidade de contemplar o mesmo espectáculo de degradação. As primeiras denunciantes da velhice e falta de cuidados com o estabelecimento de ensino são as paredes que parecem ter tomado um estilo próprio com uma cor mais escura causada pela sua humidade; o tecto em algumas salas estão a ponto de um dia cair sobre a cabeça de alguém, é verdade nessas salas as lâmpadas estão a baloiçar em cima da cabeça dos alunos.
Quanto à questão das aulas são mesmo à base da teoria uma vez que os laboratórios estão em estado lastimável. Os materiais uns estão enferrujados, outros partidos, os reagentes já estão estragados, por exemplo no laboratório de química faltam gás, água e reagentes, alguns materiais ainda até que servem mas o descuido do liceu não lhes dá importância. As paredes húmidas dão um cheiro mofado, o chão está quebrado e os tubos de canalização enferrujados, o tecto nem se fala.
Mas o descuido não fica pelas aulas. Passando por algumas casa de banho é quase impossível não reparar nos trajes “enferrujados”das portas que durante muito tempo com a ajuda da água e do sol, principalmente as águas que se acumulam no chão das casas de banho quando algum irresponsável esquece de fechar a torneira atingindo um volume suficiente para tomar conta do pátio. Entrando na casa de banho é possível considerar as portas como o reflexo das casas de banho. As imagens que se podem captar daí deixam muito a desejar e de certa forma envergonham. Começando pelas sanitas que estão uma lástima, acho que alguém se esqueceu de por água na sanita, ah é verdade não há água nas sanitas nem papel higiénico, não admire que muitos alunos prefiram fazer as suas necessidades nas encostas do liceu. Mas isso não é tudo as sanitas nem todas estão em condições de serem usadas, estão mesmo quebradas.
Quanto à segurança, sejamos francos: é muito fraca, mesmo com aquele novo portão.
Resumindo: o liceu está mesmo muito mal e parece que o pessoal da direcção tem que dar explicações. A lei no liceu é: olha por ti, safa-te como puderes, em tudo, que no liceu parece que só se aprende a decorar…

0 coisa(s) escrita(s) depois:

Enviar um comentário

Aí pela web

2leep.com

Seguidores via NetworkedBlogs